Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese


Partilhe esta Página

 

Por Gospel+ - Gospel+ Noticias


Estudos Bíblicos
Estudos Bíblicos

2016-07-18 9:24:17 PM

Apologia/Estudo Bíblico

Porque estudar sobre falsas doutrinas e seitas heréticas?

Seitas e heresias porque estudar

Muitos se fazem esta pergunta. Para esses, seria melhor a dedicação à leitura da Bíblia. Certamente, devemos usar a maior parte de nosso tempo lendo e estudando a Palavra de Deus, porém, essa mesma Palavra nos apresenta diretrizes comportamentais relacionadas aos que questionam a nossa fé. Assim, apresentamos os motivos pelos quais devemos estudar as falsas doutrinas:

Defesa própria
Várias entidades religiosas treinam seus adeptos para ir de porta em porta, à procura de novos seguidores. Algumas são especializadas em trabalhar com os evangélicos, principalmente com os novos convertidos. Os cristãos devem se informar acerca do que os vários grupos ensinam. Só assim poderão refutá-los biblicamente (Tt 1.9).

Proteção do rebanho
Um rebanho bem alimentado não causará problemas. Devemos investir tempo e recursos na preparação dos membros da Igreja. Escolas bíblicas bem administradas ajudam os cristãos a conhecer melhor a Palavra de Deus. Um curso de batismo mais extensivo, abrangendo detalhadamente as principais doutrinas, refutando as argumentações dos sectários e expondo a verdade bíblica sobre o assunto será útil para proteger os recém-convertidos dos ataques das seitas.

Evangelização
O fato de conhecermos o erro em que se encontram os sectários nos ajuda a apresentar-lhes a verdade de que tanto necessitam. Entre eles se encontram muitas pessoas sinceras que precisam ser libertas e conhecer a Palavra de Deus. Os adeptos das seitas também precisam do evangelho. Se estivermos preparados para abordá-los e mostrar-lhes a verdade em sua própria Bíblia, ganharemos os adeptos das seitas para Cristo.

Missões
Desempenhar o trabalho de missões requer muito mais do que se deslocar de uma região para outra, ou de um país para outro. Precisamos conhecer a cultura do lugar em que vamos semear o evangelho. Junto à cultura, teremos a religiosidade nativa. Conhecer antecipadamente tais elementos nos dará condições para alcançá-los adequadamente.

Muitos levantam a seguinte objeção: “Não gosto de falar contra as outras religiões". Fomos chamados para pregar o evangelho”. Concordamos plenamente. Todavia, devemos nos lembrar de que o apóstolo Paulo foi chamado para pregar o evangelho e disse que não se envergonhar dele (Rm 1.16). E também que Cristo o havia chamado para defender esse mesmo evangelho (Fp 1.17).

A objeção mais comum é: “Jesus disse para não julgarmos, pois com a mesma medida que julgarmos, também seremos julgados. Quem somos nós para julgar?”
Ora, o contexto mostra que Jesus não estava proibindo todo e qualquer julgamento, porque, no versículo 15, o próprio Jesus alerta: “Acautelai-vos dos falsos profetas”. Como podemos nos “acautelar” dos falsos profetas se não pudermos identificá-los? Não temos de emitir um juízo, classificando alguém como falso profeta? Portanto, concluímos que há juízos estabelecidos em bases dignas, mas, para isso, é preciso usar um padrão correto de julgamento. Neste caso, o padrão é a Bíblia (Is 8.20). Há exemplos nas Escrituras de que nem todo juízo é incorreto. Certa vez, Jesus disse: “Julgaste bem” (Lc 7.43). Paulo admitiu que seus escritos fossem julgados (ICo 10.15). E o mesmo apóstolo disse: “O que é espiritual julga bem todas as coisas” (ICo 2.15).

Fonte:Bíblia Apologética de Estudo/Portal Litoral Gospel